sábado, 30 de maio de 2009

BUDAPESTE - O FILME


Estreiou no Brasil na semana passada o filme Budapeste. Baseado no livro de Chico Buarque, o filme conta a estória de José Costa. Costa, (Leonardo Medeiros) é um ghost-writer, escritor especialista em escrever livros para terceiros sob a condição de permanecer anônimo. Na volta de um congresso, Costa é obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste, o que desencadeará uma série de eventos envolvendo-o em uma surpreendente história. Casado com Vanda (Giovanna Antonelli), uma famosa apresentadora de telejornais, Costa conhece Kriska (Gabriella Hámori) em Budapeste. Com ela aprende húngaro, que segundo dizem, "é a única língua que o diabo respeita". Durante as diversas idas e vindas entre o Rio de Janeiro e Budapeste, Costa se alterna entre o seu enfeitiçamento pela língua húngara transformada em paixão por Kriska e suas raízes pessoais ancoradas no seu amor por Vanda. Baseado no famoso livro de Chico Buarque, Budapeste nos leva a uma fascinante viagem de um homem separado entre dois continentes e divido por duas mulheres.




Direção: Walter Carvalho
Produção e Roteiro: Rita Buzzar

Elenco: Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori, Giovanna Antonelli, Nicolau Breyner, Ivo Canelas, András Bálint, Antonie Kamerling, Paola Oliveira, Djoko Rossich, Péter Kálloy Molnár, Ádám Rajhona...


Por aqui, infelizmente o filme ainda não irá estrear. Segundo fontes, a estréia está programada para o segundo semestre de 2009. Enquanto isso, esperamos anciosamente.
Para matar um pouco da vontade, segue o Trailer do filme, além do site oficial e um site especial do Terra, contendo vídeos do Making Of das filmagens aqui em Budapeste






Curiosidades: 

- Como pode-se ver no Making Of, o próprio Chico Buarque faz uma pequena participação no filme. E falando em húngaro. Não é para qualquer um. No filme, ele pede a José Costa uma dedicatória em seu livro.
- A Estátua de Lênin que aparece em certo momento no filme, foi uma homenagem que o diretor quis prestar ao também diretor de cinema grego: Theo Angelopoulus. No filme Um Olhar a Cada Dia, de Angelopoulos, a mesma estátua aparece em uma balsa, idêntica a que aparece no Budapeste. Além da homenagem, a estátua não deixa de ser uma analogia ao comunismo, regime que durante quase 50 anos governou a Hungria.
- O filme é uma Co-produção Brasil-Hungria-Portugal


Abraços 

Budapeste Tupiniquim

Um comentário:

Unknown disse...

Cara, tô impressionado com sua gramática ruim. Na verdade, péssima. Quantos erros!!! Uma pessoa que se presta a escrever tem que ter um pouco mais de cuidado, sabe? Olha, você precisa urgentemente melhorar isso, porque é pavoroso.